Mito da Criação

Muitos povos africanos contam também com numerosas lendas para explicar a origem da espécie e, ao mesmo tempo, elaboraram curiosos mitos sobre a criação do primeiro homem e da primeira mulher. A narração dos fatos aparece repleta de inventiva e fantasia:

Houve um tempo em que o ser superior Mulukú - nas populações centro-africanas, a deidade suprema era conhecida com o nome de Woka - se propôs fazer brotar, da própria terra, o primeiro casal do qual todos descendemos. Mulukú, que dominava o ofício da sementeira ou, melhor, era o semeador por excelência, fez dois buracos no chão. De um surgiu uma mulher, do outro surgiu um homem. Ambos gozavam da simpatia e do carinho do seu criador e, pelo mesmo motivo, decidiu ensinar-lhes tudo o relacionado à terra e o seu cultivo. Proporcionou-lhe, além disso, ferramentas para cavar e abrandar o chão e para cortar, ou podar, árvores secas e cravar estacas. Pôs em suas mãos sementes de milho para semear na terra e, enfim, mostrou-lhes a maneira de viver por si próprio, sem dependência alguma de quaisquer outras criaturas.

No entanto, conta lenda que o primeiro casal da nossa espécie desatendeu todos os conselhos que a deidade tinha dado e que, pelo mesmo motivo, abandonaram as terras, que terminaram convertendo-se em baldios e campos ermos. E, assim, o primeiro casal consumou a sua desobediência, com o qual o seu criador os transformou em macacos. O mito - ou, por melhor dizer, a fábula - relata que Mulukú enfureceu e arrancou a cauda dos macacos para a pôr à espécie humana. Ao mesmo tempo ordenou aos macacos que fossem humanos e aos humanos que fossem macacos; depositou nestes a sua confiança, enquanto a retirava aos humanos. E disse aos macacos: "Sejam humanos". E aos humanos: "Sejam macacos".

Um comentário:

Galáxia de meus anseios disse...

Essa "lenda" ou "mito" pode explicar muita coisa!!! Vejo tanta "gente" pulando de galho em galho. É faz pensar!!! te amo!!! Não me atrevo a comentar seus escritos...profundos!!! Só posso lhe dizer: Quanta sabedoria cabe nessa linda cabecinha!!!Beijinhos!