Assírios e Babilônicos

Um ou vários grupos de semitas chegam a dominar os sumérios e os Akkadianos. A conquista começada no III milenário termina no começo do II milenário antes da era cristã.

No delta estabelecem-se os babilônicos (caldeus), mais ai norte os assírios. Os babilônicos são mais intelectuais, são precursores em religião e arte. Os assírios são mais vigorosos, mais brutais e guerreiros. Por muito tempo os assírios dominaram os babilônicos antes de serem por eles dominados. Mesmo como vassalos, os babilônicos exerceram uma hegemonia espiritual comparável à da Grécia sobre Roma. São eles que forneceram o essencial das crenças. Podendo-se dessa maneira falarmos na civilização assírio-babilônica.
Os sumérios contribuem com suas divindades e suas lendas. Os semitas trazem sua língua, rica e flexível, e seu gênio político: agrupam as cidades e com estas, suas divindades.
As divindades conservaram um caráter local: quando uma cidade domina, elas exerciam certa hegemonia, as outras divindades subordinavam-se a elas ou às vezes, confundiam-se com elas.
O deus de Nippur, Enlil ou Bel tem grande influência.
Em Ur – a cidade de onde partir Abraão, segundo a narração do gêneses – reina Sin, um deus Lunar. Seu filho Shamash, é o um deus solar e deus da justiça.

Shamash

Na babilônia o deus é Marduk. É a ele que se refere a lenda da criação, que continua com a lenda do dilúvio. Estas lendas, de origem sumeriana, parecem ter sido redigidas ao tempo de Hamurabi.

Um comentário:

Rogerio m s disse...

Interessante saber, que os lideres da humanidade na antiguidade eram espiritos superiores exilados de capela por má conduta,,,,mas com inteligencia bem adiantada,,,seu dever(evoluir a moral e os bons sentimentos, ao mesmo tempo ajudar na evolução da terra e seus habitantes.) depois de cumprida a tarefa,,,retornaram espiritualmente ao paraiso perdido de capela.Hoje estamos em dificuldades de governâcia mundial por nossos lideres não terem o mesmo intelecto dos capelinos,,,,e também pouca moral.Por esse motivo JESUS veio e nos ensinou uma conduta bem adiantada,,mas não demos muita bola e estamos como estamos!!!!!!!!!