Germanos

Na antiga religião dos germanos as árvores milagrosas desempenhavam papel importante, como Yggbrasil, próxima ao templo de Upsala que é considerada uma árvore cósmica, “Coluna do Mundo” e a Irminsul também tida como o sustentáculo do universo, entre os saxões.

Animais sagrados representavam certos deuses, como o cavalo e o corvo que pertenciam a Odin. As insígnias eram encimadas por javalis ou serpentes. Homens e mulheres podiam se transformar em lobisomens em ursos-homens. A natureza era povoada de espíritos, “vanas” masculinos e femininos, senhores da fecundidade, gnomos dançando em plena luz do dia e auxiliando nos deveres domésticos, nixes – ninfas das águas – gigantes sempre estúpidos e anões engenhosos. Sob a árvore cósmica Iggdrasil habitam as três Nornos – guardiãs dos destinos.

Os primeiros caracteres da escrita, as runas, foram primeiramente utilizados como processo mágico e empregados sobre talismãs. O canto foi a princípio um sortilégio. Certas mulheres eram consideradas possuidoras de dotes particulares de magia e profecia, eram feiticeiras.

As almas dos mortos sobreviviam ou sob a terra, no reino de Hel, ou em uma região longínqua no ar. Elas passam pela terra levadas pelo vento das tempestades, especialmente no final do outono, sendo necessário apaziguá-las. (Aqui vemos mais uma usurpação cultural da igreja católica, colocando nessa data o dia dos mortos.)

(Walkírias)

Os guerreiros mortos em batalha vão para Walhall e são conduzidos pelas Walkírias.
As sociedades germânicas não eram presididas por uma ordem sacerdotal com pesadas liturgias e saberes. À frente da sociedade existia uma administração do sagrado, autônoma e forte, garantindo a manutenção de uma tradição complexa, ainda assim, os rituais de sacrifício aos deuses eram realizadas somente pelos sacerdotes.
A prática dos germanos oscilava entre dois princípios: a virtude do sangue e o administrador-mágico.

2 comentários:

Suênia Amorim disse...

Muito legal Lara,seu blog.Que as bençãos dos Aesirs e Vanirs guiem teus passos para o conhecimento e vitória!
Freyja Scandia

Suênia Amorim disse...

Muito legal Lara,seu blog.Que as bençãos dos Aesirs e Vanirs guiem teus passos para o conhecimento e vitória!
Freyja Scandia