Divindades dos Germanos

A mais antiga divindade foi a Terra- Mãe. Segundo alguns intérpretes, pode ser identificada como Freya, a deusa do amor, da beleza e da fecundidade. Seu irmão e amante é Freyr. Os astros, o Sol e a Lua também foram objeto de culto. A lua é a deusa Holle. Via-se nela a rainha das feiticeiras.



Os três maiores deuses eram Odin (mercúrio), Tyr (marte) e Thor (júpiter). Odin é essencialmente um rei-sacerdote, feiticeiro e inventor das runas. É também o deus do vento, consequentemente dos mortos. Aquele que conduz, através das Walkírias os heróis mortos em combate. É o deus dos guerreiros e o grande deus dos Vikings. Seu filho é Tyr o deus da guerra. Thor é o deus do trovão e da chuva, sendo assim favorável aos camponeses, ainda que também seja um deus violento, guerreiro e temido que mata monstros com seu divino martelo de pedra.
Esses deuses principais estão ligados à vários outros. O mais célebre é Balder, o mais belo filho de Odin, morreu vítima do traidor Loki, desceu aos infernos e após sete crepúsculos ressuscitou, começando então uma era universal de felicidade.

Nenhum comentário: