As Divindades Hebraícas

A principal divindade Yavé, Javé, IHVH ou ainda Yahweh é o senhor da península do Sinai.
(O Sinai é uma península montanhosa e desértica do Egito, entre os golfos de Suez e Agaba. Ocupa uma posição estratégica que une dois Continentes - Africa e Ásia - separando também dois mares - o Meditarrâneo e o Mar Vermelho - dividindo-se em duas partes: Sinai do norte e do Sul. O Sinai do Norte é uma província egípcia cuja capital é Alarixe. É banhada ao norte pelo mar Mediterrâneo. Faz fronteira ao leste com Israel e a Faixa de Gaza. O Sinai do Sul é uma província Egípcia cuja capital é El-Tor. É banhada a oeste pelo golfo de Suez e a leste, pelo golfo de Acaba.)


(Monte Sinai)

Os líderes dos acampamentos, os patriarcas, rendiam culto especial ao chamado "deus dos pais", o antepassado mítico do clã. Cada clã possuía seu "deus dos pais", uma espécie de herói lendário que fundou o clã e transmitiu os costumes e instituições da família. O "deus dos pais" não tinha um local fixo de culto, residia em uma tenda especial e acompanhava as viagens do clã pelo deserto e pela estepe, assegurando o bom relacionamento com os vizinhos e protegendo os membros do clã contra os infortúnios das viagens. O "deus dos pais" não possuía uma representação figurativa, porque é extremamente difícil no deserto e na estepe a confecção de imagens.


Paralelamente ao culto do "deus dos pais", os hebreus veneravam árvores, fontes de água, grutas, montes, etc., que se relacionavam de alguma maneira com os eventos lendários do mito do "deus dos pais" (locais por onde o antepassado passou, etc.). Por outro lado, estes objetos da natureza também eram compreendidos como entidades sagradas, pois eram o receptáculo de uma força invisível, similar aos gênios das tribos árabes.

2 comentários:

ale disse...

os hebreus não esram adoradores de objetos da natureza.Pelo contrário, os hebreus adoravam um Deus único JEOVÁ. Tinham leis claramente estabelecidas sobre isso como êxodo 20:4. Claro que quando esses israelitas se tornaram infiéis muitos se voltaram para esses cultos pagãos. Porém essa não era a forma de adoração desse povo.

Lara Moncay disse...

Primeiramente os hebreus cultuavam sim os seres da natureza e quando voltam a `Palestina, depois do Egito, ou do êxodo, é que eles começam a cultuar um único deus, o deus do Monte Sinai, Yavé, que mais tarde vem ser chamado de Jeová.