Conceitos do Xintoísmo

Para o xintoísta, tudo é divino inclusive o homem e, portanto, a experiência religiosa é tomar consciência da própria natureza divina, contemplar essa essência em nós e nos outros.

O xintoísmo possui um senso de familiaridade com o divino e de adoração a tudo aquilo que é superior ao homem: ele encontra o absoluto na atmosfera de uma paisagem, nas montanhas que são sagradas, nas ilhas, nas cachoeiras e nos rios. Essa alma profundamente religiosa conserva-se mesmo nestes tempos de sofisticadas tecnologias, sendo que as peregrinações aos numerosos santuários japoneses, construídos, geralmente, em lugares bonitos favorecem a contemplação.
Existe também uma espécie de sacerdote, o kannushi, com atribuições específicas nos templos ou santuários onde exercem suas funções, ainda que todos os homens e mulheres possam presidir o culto.



A salvação é alcançada através da observação de todos os tabus e evitar pessoas e coisas que possam causar impurezas ou poluição. As orações são feitas e oferecidas, levadas aos tempos de deuses e deusas, os quais são ditos como sendo de 800 miríades no universo. As pessoas precisam apenas saber como se adaptar a Kami nas várias ocasiões. A natureza Kami de uma pessoa sobrevive à morte, e uma pessoa naturalmente deseja ser respeitado entre os seus descendentes pela lembrança aprobatória. Portanto, a responsabilidade das obrigações ocupa o lugar de maior importância no Xintoísmo.


Dentro da visão Xintoísta de mundo e de organização um homem precisa primeiramente cuidar e honrar sua família e depois a nação, sendo esta última a de maior importância. Coloca-se a sua disposição, pronto para sacrificar-se e a tudo que possua por ela. O coletivo é maior que o pessoal. Dois é mais que um.

3 comentários:

KARINA L.A. disse...

Oi, Lara! tb gosto de saber sobre mitologia e religiões...e tb sou de Porto Alegre! tava pesquisando sobre xintoísmo e vi teu blog e me identifiqueiocom algo que pintei recentemente, o Torii.
Vai no meu blog clicando no meu perfil, acho que vc vai gostar bastante.Abraço!Meu e-mail(MSN) é kareiki@hotmail.com

Anônimo disse...

me ajudou muito..

Marta Norte disse...

olha podes-me ajudar no trabalho sobre o xintoismo??
eu queria saber as formas de culto no xintoismo,textos sagrados, os princípios morais no xintoísmo, forma de organização no xintoismo.
POde-me responder o mais rapido posivel.

obrigada