Medicina Tradicional Chinesa

Segundo a medicina chinesa o corpo humano dispõe de um sistema sofisticado para catalisar as doenças e direcionar energias e recursos para curar seus problemas por si mesmo.
O papel do médico ou terapeuta é auxiliar as funções de auto-cura do corpo e para isso desenvolve a sensibilidade e a perspicácia para perceber além dos sintomas e conduzir ou desbloquear as energias ou o “ch’i”. Utilizam-se de fitoterapias e outros tipos de medicações apenas como último recurso.

A medicina chinesa é considerada a mais antiga do Oriente. Fundamenta-se em uma estrutura teórica e sistemática extremamente abrangente e de natureza filosófica. Tem como base as leis de funcionamento do organismo humano e a interação com o ambiente, segundo os ciclos da natureza. Utilizam-se de preceitos teóricos como a relação entre o Yin e o Yang, a teoria dos cinco elementos, os oito princípios do Ba Gua e os meridianos de energia. As técnicas aplicadas à cura e ao equilíbrio energético do corpo são as mais variadas, sendo as mais conhecidas pelos ocidentais a acupuntura e moxabustão.


Um comentário:

Anônimo disse...

ADOREI.............♥
ASS:ELAINE 14 ANOS......