Teoria dos Cinco Elementos

A teoria dos cinco elementos ou “Wu Hsing”, surge em data incerta e é extremamente antiga. Os registros históricos de sua utilização foram encontrados em diversas descobertas arqueológicas, em tumbas e em antigos castelos que datam de mais de cinco mil anos de idade. Esta teoria está ligada ao Taoísmo constituindo a base filosófica de todo o pensamento chinês, independente da escola ou religião.

Os cinco elementos representam as propriedades da matéria, ou cinco estados de movimento que são resultantes da interação entre Yin (feminino), Yang (masculino), o Ch’i (energia) e o Sha (falta, ou bloqueio na energia).

Esses movimentos indicam as formas pelas quais as energias se organizam e interagem no meio ambiente e nos corpos humanos. O Taoísmo descreve um ciclo de produção e um ciclo de controle agindo sobre os elementos. Tudo que conhecemos ou pensamos como realidade é um símbolo e um reflexo dos céus, de tal forma que, entendendo o relacionamento macro-cósmico das coisas podemos entender esse mesmo relacionamento em escala menor, ou no microcosmo. Tudo o que existe na natureza e no homem é classificado dentro da teoria dos cinco elementos. Esses elementos estão em constante transformação entre si, e são classificados de acordo com as estações do ano, e os planetas visíveis. Todos os órgãos do corpo humano estão ligados a um dos cinco elementos. A doença ou saúde são determinadas pelo fluxo de Ch’i (energia) e a interação dos elementos, nos processos de produção e controle.
Os 5 elementos são: fogo, terra, metal, água e madeira.

Ciclo de produção: a madeira produz o fogo, o fogo produz a terra, a terra produz o metal, o metal produz a água, a água produz a madeira.

Ciclo de Controle (dominação/inibição): a madeira controla a terra, a terra controla a água, a água controla o fogo, o fogo controla o metal e o metal controla a madeira.

O Ciclo de produção delineia um pentágono e a cadeia de controle delineia um pentagrama, ou estrela de cinco pontas.


2 comentários:

Cristiano disse...

Gosto transferir a teoria dos 5 movimentos para todas as partes da vida, interessante como sempre podemos encontrar as referências no nosso dia a dia.
Muito espertos os chineses!

Anônimo disse...

você poderia me explicar os cinco elementos que são a agua, o fogo, o ar, a terra e o éter?