O Taoísmo

O Taoísmo também conhecido como Daoísmo é uma filosofia/religião repleta de mistérios com uma metafísica complexa. Sua origem segundo os eruditos perde-se nos tempos, tendo características tanto filosóficas quanto práticas muito parecidas com o Tantra indiano. Pode-se mesmo dizer que são filosofias irmãs que foram adaptadas aos seus seguidores e regiões.

A fundação do Taoísmo é atribuída a dois grandes personagens míticos: O Imperador Amarelo (aproximadamente entre 2.690 a 2.590 a.C) e Lao Tsé, século VI a.C.. É classificado como sistema religioso a partir do século II, na dinastia dos Han posteriores, entretanto já existia como filosofia desde os remotos tempos do Sinismo.

Chuang Tzu e Lie Tse foram os propagadores do Taoísmo depois de Lao Tsé, viveram no século IV a.C..

Ao Sábio Lao Tsé é atribuído o livro Tao Te Ching, a base literária do Taoísmo, sendo depois da bíblia o livro mais traduzido e difundido no mundo.

O Taoísmo possui uma estrutura monástica e sacerdotal.

Opondo-se ao Confucionismo, que insiste nos deveres morais, rituais e leis governamentais, o Taoísmo enfatiza a liberdade individual e espontânea, um governo liberal, a experiência mística e técnicas de autotransformação.


Montanha Qingcheng, lugar sagrado do taoísmo na província de Sichuan

O taoísmo clássico inspirou um movimento intelectual chamado xuanxue - aprendendo com o misterioso - que dominou a elite chinesa e a alta cultura dos séculos III ao VI de nossa era. Influenciando não apenas o pensamento filosófico, mas a literatura, a caligrafia, a pintura, a música chinesas. No século VII, o imperador Xuanzong ordenou que cada soldado tivesse uma cópia do "Tao Te King" em casa e assinalou as passagens que deveriam ser estudadas pelos civis.

A fama de Lao Tsé viajou muito além das fronteiras da China e de seu tempo. O Taoísmo ou Daoísmo espalhou-se pela Ásia. As crenças foram assimiladas como uma tradição de vida, principalmente para as culturas japonesas e coreanas.

Durante os anos 1900, uma tradução em latim do "Tao Te Ching" chegou à Inglaterra e os ensinamentos de Lao Tsé se difundiram no Ocidente moderno.
Estima-se hoje que o Taoísmo, difundindo no mundo todo, possua 50 milhões de adeptos.

.

Nenhum comentário: