Lao Tsé





Os Shiji - registros dos Historiadores - feitos pela dinastia Han cerca de 400 anos depois da época de Lao Tsé, trazem uma biografia do pensador. De acordo com esse texto, ele nasceu em Chu na província de Henan. Algumas lendas dizem que sua mãe teve uma gestação de oito anos e a criança nasceu de cabelos brancos: daí viria seu título, que pode significar tanto "velho mestre" como "criança velha".

Confúcio e Lao Tsé teriam se encontrado quando Lao Tsé trabalhava como arquivista na Biblioteca Imperial da dinastia Zhou (século VI a.C.). De acordo com essas histórias, eles discutiram durante meses e Lao Tsé teria influenciado o pensamento confucionista.
Com a perda de poder da dinastia Zhou, Lao Tsé largou o emprego e viajou para o Oeste em seu búfalo, atravessando a China para depois desaparecer no deserto. Antes disso, um guarda da fronteira o convenceu a escrever seus ensinamentos: até então, eles eram divulgados apenas com a palavra falada. O resultado foi o "Tao Te King".

Muitos anos depois, teve sua ascensão no deserto de Gobi durante a qual emanou raios de luz em cinco cores, transformando-se em corpo de luz dourada e desaparecendo no céu.
.

Nenhum comentário: