Confúcio


Confúcio ou K’ung Ch’u (Mestre Kong) nasceu nos meados do século VI a.C. (551 a 479), em uma pequena cidade no ducado de Lu, atual Chantong. É o filho mais novo de 12 irmãos, ficando órfão aos três anos de idade. Seu pai foi um magistrado e um guerreiro de certo destaque.
Filósofo e dedicado ao ensino, viveu na época das guerras feudais, onde o valor de soldado era medido pelo número de cabeças inimigas que carregava consigo. Populações inteiras foram dizimadas através da decapitação de mulheres, crianças e velhos.

Aos 30 anos deixa o ducado de Lu e parte com o Duque Chao para a província de Ch’i. Aos 50 anos ocupa cargos políticos, sendo nomeado o Grande Oficial da Justiça. Aos 55 anos parte para uma longa viagem aos estados vizinhos, onde pretende colocar suas idéias de unificação e a visão do estado como bem público. Apesar de ser recebido como um Erudito, não obteve sucesso em sua jornada.

Regressa aos 68 anos e continua dedicando-se ao ensino de um grupo de discípulos, chegando a ter em sua escola 3000 alunos. Desse grande grupo 72 eram considerados seus discípulos mais eruditos. A meta era transformá-los em Jens, seres humanos perfeitos.

Após sua morte seus discípulos o lamentaram por três anos, sendo que um deles permaneceu junto à sua sepultura por seis anos.

.

Nenhum comentário: