Classificação dos Cinco Elementos


Fogo:
Ligado ao verão, associado a todas as forças que têm tendência a subir (o fogo vai sempre na direção do céu), esta energia é representada pelas formas pontudas e triangulares. Ao fogo são ligadas todas as energias que tenham a força do esplendor e crescimento.
Cores: vermelha, dourada
Órgãos: coração/intestino delgado
Sabor: amargo
Planeta: Marte
Cereal: arroz


Terra:
É o centro do universo, a força geradora o Tao. Todos os outros elementos atuam segundo as suas energias sazonais da Terra. Todavia, a terra não está fora do processo: sofre os efeitos de todos os outros elementos. Corresponde às formas geométricas que possuam quatro lados regulares (quadrados e retângulos), pois está envolta com os quatro ciclos sazonais.
Cores: azul, amarela, cor de rosa
Órgãos: baço/estômago
Sabor: doce
Planeta: Saturno
Cereal: milho


Metal:
Ligado ao outono, é o momento de introspecção, contração e reflexão, quando nos voltamos para o interior. O movimento é também de distanciamento e retração. Corresponde às formas circulares e circunferências (os metais, quando derretidos, assumem a forma de uma bolha).
Cores: branca, cinza e tons pastéis
Órgãos: pulmões/intestino grosso
Sabor: picante
Planeta: Vênus
Cereal: aveia


Água:
É o inverno, quando tudo cessa e ocorre um recolhimento profundo e natural; a passividade e as profundezas do ser pertencem ao elemento água, porque ela se adapta ao recipiente que a contém sem, contudo deixar de ser água. Sua forma é ondulada.
Cores: preta e tonalidades escuras (no inverno a luz é pouca, e as águas, ao contrário da crença geral, são escuras quando em grande quantidade).
Órgãos: rins/bexiga
Sabor: salgado
Planeta: Mercúrio
Cereal: soja


Madeira:
Primavera é a germinação da vida, é o crescimento (não só para cima, mas o crescimento que resulta do amadurecimento também). A forma da madeira é o cilindro, que contém em si a semente de todas as outras formas elemento (a força para o céu do fogo, o círculo do metal, a forma concentradora da terra e o movimento da água).
A madeira é o quinto elemento, que reúne em si todos os outros e produz o fenômeno da vida.
Cores: verde, rosa choque
Órgãos: fígado/vesícula biliar
Sabor: ácido
Planeta: Júpiter
Cereal: trigo

Nenhum comentário: