Yoga - Diversidades

Alguns dos diferentes tipos de Yoga

Rája Yoga, Yoga Mental
Rája significa real e consiste em quatro partes: abstração dos sentidos, concentração mental, meditação e hiperconsciência. Possui um número maior de técnicas mentais do que outras modalidades de Yoga.

Bhakti Yoga, Yoga Devocional
Bhakti significa devoção. Consiste em cultuar as forças da natureza, o Sol, a Lua, as árvores, os rios, bem como divindades. Utiliza mantras e cânticos.

Karma Yoga - Yoga da Ação
Reconhece e aceita o Karma, lei de causa e efeito, e busca atingir a “ação desinteressada” que não visa benefícios pessoais, recompensas ou reconhecimento. Dessa maneira elimina os karmas do passado sem criá-los para o futuro.

Jnana Yoga, Yoga do autoconhecimento
Jnana significa conhecimento. O método dessa modalidade consiste em meditar na resposta que o seu psiquismo elaborar para a pergunta “quem sou eu?”, até que não haja mais nenhum elemento que possa ser separado do Self e analisado. Nesse ponto, o praticante terá encontrado a Mônada, ou o Ser. Dá mais ênfase à busca do autoconhecimento pela via da meditação.

Laya Yoga, Yoga da Paranormalidade
Laya significa dissolução. A intenção neste tipo de Yoga é dissolver a personalidade no Eu superior para que todo o seu poder e sabedoria fluam diretamente para a consciência do praticante. Desenvolve os poderes paranormais através de técnicas corporais, respiratórios e mantras.

Mantra Yoga, Yoga do som
Trata-se de um ramo que pretende alcançar a meta através da ressonância de determinados sons que são transmitidos aos centros de energia do corpo, conduzindo-os a um pleno despertar. Como consequência, a consciência aumenta e o praticante atinge a iluminação.

Tantra Yoga, Yoga da sensorialidade
Tantra significa, entre outras coisas, a maneira correta de fazer qualquer coisa. É a via do aprimoramento e evolução interior através do prazer. Ensina como relacionar-se consigo mesmo, com os outros seres humanos, família, superiores ou inferiores hierárquicos, animais, plantas, meio ambiente, tudo enfim. Também trata de tudo o que se refira à sensorialidade e à sexualidade. Pretende atingir a meta mediante o reforço e canalização da libido. Utiliza a sexualidade como alavanca para a evolução interior.

Swásthya Yoga, Yoga da auto-suficiência
Swásthya significa auto-suficiência. Sua prática consiste em oito técnicas: linguagem gestual, sintonização com arquétipos, mantras, técnicas respiratórias (pranayama), purificação das mucosas, posturas corporais (asanas), técnicas de descontração e meditação. Alguns o consideram o mais completo.

Hatha Yoga, Yoga Físico
Hatha significa força. Restringem-se as posturas corporais (asanas) e técnicas respiratórias (pranayama). Outras técnicas podem ser agregadas, tais como contração de partes do corpo, esfíncter (bandhas) e linguagem gestual (mudrás), mas não constituem uma regra. É o yoga mais difundido no Ocidente.
.

Nenhum comentário: