Vedismo

É a religião que antecede o Bramanismo e que se encontra nos Vedas. Pode-se considerar como uma etapa da evolução religiosa dos indo-arianos, pois ao invadirem a Índia, sofrem naturalmente a influência dos costumes da nova religião. Entre as escritas de Harappa e o Vedas existe um hiato de 2000 anos, e não se sabe ao certo se possuíam algum modo de grafar as tradições literárias oralmente conservadas através de numerosas gerações.

Vedas, que significa saber, é um conjunto de textos divididos em 4 volumes, nos quais se encontram os mais antigos testemunhos de seu passado, escritos em sâncrito, seu primeiro volume data do século XX a.C..


(vedas)



*O Rig-Veda – Coleção de lendas antigas, cantos épicos, encantamentos, poesias líricas, tudo adaptado a fins religiosos.

*O Sama-Veda – Repete em parte a obra precedente e contém indicações para os cantores durante os sacrifícios solenes.

*O Yajur-Veda – Contém formulas litúrgicas para os sacerdotes. Alguns elementos profanos contidos no texto, servem de preciosas indicações sobre a organização social.

*O Atharva-Veda – Repositório das mais antigas superstições.

Os deuses mais importantes e venerados no Vedas são Agni, Indra, Varuma.

Agni – (o fogo, ignis), é o deus ao qual se dirige a maior parte dos hinos do Rig-Veda. É o deus do lar, que se encontra próximo dos homens, é o pai destes, o deus do sacrifício que leva as oferendas aos outros deuses.

“É o deus do fogo que queima no altar do sacrifício, do fogo do qual a família se reúne ao cair da noite, do fogo que possibilita a cocção dos alimentos e expulsa as trevas...”

Indra – É um dos deuses mais expressivos do panteão védico. É um deus guerreiro que auxilia os arianos combatentes em luta contra as deidades maléficas inimigas dos homens. É o soberano do céu, animador de todas as coisas, dispensador dos benefícios. Dele dependem a fecundidade, a chuva e o raio.

Varuma – É o deus do universo, dos deuses e dos homens. É um deus majestoso, o deus celeste, a fonte de toda a vida e de todo bem. Rege a ordem moral e jurídica, tudo vê, tudo escuta. Os hinos que lhe são dedicados caracterizam-se por significativa elevação moral.

.

5 comentários:

Tha-is disse...

Trimûrti do vedismo!
Tem alguma relação com a trimûrti do hinduismo (que veio depois)? Tenho a impressão que sim...não lembro...
Obs.: to adorando esse blog! ;)
Bjbj!

Lara Moncay disse...

O Trimûrti do hinduismo veio do Bramanismo, ainda que para o hinduismo uma ou outra deidade do trimûrti sejam referenciadas mais que a outra dependo da região da Índia... O Bramanismo vem do Vedas, e do vedismo.

Tha-is disse...

Mmmmm, entendi! ;)
To adorando!
Bjbj!

Membros Da Escola disse...

Ow seu blog da 10 !!!

Anônimo disse...

I think about add this material in my RSS. Do u think its ok?