Filosofia do Hinduísmo



Os quatro pilares da vida material:

Seguindo os princípios do Hinduismo, os quatro pilares da vida material são: Artha, Kama, Dharma e Moksha. Os três primeiros aspectos são chamados de Trivarga (três caminhos), referem-se às ocupações mundanas propriamente ditas e possuem uma filosofia particular. Artha diz respeito à aquisição da riqueza, prosperidade e progresso material em geral, bem como tudo o que diz respeito ao seu desenvolvimento e aplicabilidade. Kama refere-se ao gozo dos sentidos, o prazer e a gratificação dos sentidos; Dharma diz respeito à retidão ética, aos ideais religiosos, e Moksha diz respeito à liberação da roda de nascimentos e mortes chamada de Samsara.

Os três sofrimentos inevitáveis:

A vida do indivíduo deve ser levada de forma equilibrada, a fim de que se possa usufruí-la com o mínimo possível de sofrimento; uma vez que é praticamente impossível a entidade viva ficar sem nenhum sofrimento no mundo material, porque toda a entidade viva está sujeita a três tipos de sofrimentos inevitáveis no mundo material, chamados de Duhka-traya, (três sofrimentos), a saber:

1 - adhiatmika; sofrimentos ou contingências ocasionadas pelo próprio corpo, inclusive os aspectos psicológicos e mentais; doença, velhice, e morte, etc.;

2 – adhibhautika; sofrimento que é ocasionado pelos outros seres, incluindo nossos semelhantes, feras selvagens, répteis, insetos, micróbios, etc., e, por fim,

3 – adhidaivika; sofrimentos ocasionados pela natureza. Isso inclui o clima, as tempestades, as influências planetárias, e todos aspectos fenomênicos da natureza.Uma vez compreendidas as três inevitáveis contingências no mundo material, os sábios ditaram textos para que as pessoas pudessem aliviar estes três sofrimentos.


Uma vez compreendidos os pilares e sofrimentos do mundo material, os sábios elaboraram alguns textos que norteiam as práticas e posturas dos praticantes religiosos chamados shastras. Estes textos possuem um sentimento ou Siddhanta comum que é a liberação, uma vez que na filosofia dos Vedas esta é a meta última de toda a entidade viva e inteligente como a humana.


Principais Shastras:

Artha: Kautiliya,Vriddha e Chanakya;
Kama: Kama-sutra, alguns Tantras;
Dharma: Manushmriti, Yajñavalkya e Parashara;
Moksha: Ithihasas (Bhagavad-gita; Mahabharata, Ramayana, etc), Puranas, Ágamas e Darshanas.

.

2 comentários:

Ellen Alcantara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Oi